Normalização de artigos

Clique para baixar em pdf Normalização de artigo

 

NORMALIZAÇÃO DE ARTIGOS PARA O JORNAL ELETRÔNICO INFORMATIVO

 

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

 

O jornal eletrônico do curso de Administração, também conhecido como Blog, aceita artigos informativos brasileiros e estrangeiros, relativos ao campo das ciências da humanidade.

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao jornal eletrônico “Administra Sempre”.

A publicação de artigos informativos e outros dados como contribuição para o jornal eletrônico não é remunerado. Os artigos informativos e outras produções serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos membros do conselho editorial do jornal eletrônico.

Os trabalhos poderão ser assinados por até 3 (três) autores.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS INFORMATIVOS

 

A estrutura do artigo deve constituir-r das seguintes partes fundamentais:

a) título e subtítulo (se houver);

b) nome(s) do Autor(es) e/ou Co-autores;

c) introdução;

d) desenvolvimento;

e) conclusão;

f) referências.

 

A fonte é arial, tamanho da letra 12; Margem superior e margem esquerda 3,0 cm; Margem inferior e margem direita 2,0 cm; Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, excetuando-se citações com mais de três linhas, nota de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas, que devem ser digitados em espaço simples, tamanho da fonte 10, em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

O tamanho do parágrafo é 1 cm e ao iniciar um titulo e ao terminar um título deixar um espaço de 1,5 cm.

O título do artigo deve escrito em todas as letras maiúsculas, em negrito e centralizado, fonte arial, tamanho da letra 12.

O(s) nome(s) do(s) autor(es), acompanhados de um breve currículo deve ser mencionado duas linhas abaixo do titulo, entrelinhas simples, fonte arial e tamanho da letra 10, alinhados à margem direita.

Todos os títulos das seções deverão ser posicionados à esquerda, sendo: seções primárias em letras maiúsculas, em negrito; seções secundárias, maiúsculas e minúsculas, em negrito; seções terciárias, letras minúsculas e maiúsculas, em negrito e em itálico, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc). títulos que ocupem mais de uma linha devem alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do titulo.

As citações de autores são feitas conforme as normas da ABNT, citação direta curta, em até três linhas, fonte 12, arial e entre aspas; citação direta longa, acima de quatro linhas, recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte 12, arial; citação indireta acompanha o sobrenome do autor e o ano do livro ou da publicação, fonte 12 espaçamento 1,5 cm, sem quantidade de linhas.

Em relação à sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada por parênteses, precedida do nome completo e/ou seu significado completo. Utiliza-se itálico ao empregar palavras estrangeiras, exceto no caso de substantivo próprio como o nome de pessoas, empresas, de títulos ou de subtítulos. Palavras estrangeiras devem ser evitadas, e caso sejam necessárias devem ser acompanhas por uma explicação.

Qualquer tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo titulo. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tabelas deve ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre alíneas iniciam em 1 cm, seguidas de letras (a) b) c) etc) e terminam em ponto e virgula, a ultima frase termina em ponto final.

Sobre as subalíneas iniciam embaixo da primeira palavra da alínea acima, iniciam com hífen e terminam com virgula, o ultimo item termina em ponto final.

As abreviaturas devem ser feitas conforme a NBR 6032, que fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>