Uniflor é sede da I Oficina de Educação Ambiental de Manejo de Quelônios para professores indígenas realizada pela Nature Consultoria

    O evento é a I Oficina de Educação Ambiental de Manejo de Quelônios e reúne cerca de aproximadamente 45 educadores das etnias Kayabi, Munduruku e Apiaká.  A Oficina, além da formação desses profissionais, visa também orientá-los a respeito da proteção dos tracajás, uma espécie de quelônio  de água doce, importante para alimentação dos indígenas, que é encontrada nos rios amazônicos e mede cerca de 50 cm de comprimento.

    Segundo, Vitor Hugo Cantarelli, Engenheiro Florestal e Doutor em Ecologia Aplicada, a atividade está sendo desenvolvida por uma equipe de profissionais especializados no assunto. O grupo, descreve Dr. Cantarelli, é composto por um biólogo; uma bióloga executora de campo; duas professoras historiadoras,  uma delas  Especialista em Educação Ambiental e um auxiliar de campo.

    A Oficina é realizada   pela Nature Consultoria, parceira da UHE São Manoel. A Nature atua nas questões de sustentabilidade e planejamento ambiental, suprindo atuais necessidades com qualidade e inovação. Assim, presta de serviços em consultoria, assessoria e desenvolvimento de projetos ambientais, no sentido de assegurar a qualidade, o equilíbrio e a sustentabilidade, em conformidade com as normas e legislações vigentes.  A empresa de Consultoria é por sua vez contratada pela UHE São Manoel,

    O Doutor Cantarelli ainda destaca que o trabalho faz parte do Condicionante ambiental da São Manuel para suprir as demanda das comunidades indígenas com a concordância da FUNAI. Nesse sentido aponta que a oficina visa passar situações praticadas em sala de aula, em uma interação dos professores e alunos com o manejo dos tracajás nas aldeias. Nesse sentido, a oficina que acontece no decorrer da semana e encerra hoje, sexta-feira, estabelece ferramentas para fornecer e fortalecer uma educação ambiental voltada   para a conservação dos tracajás na natureza.

     A União das Faculdades de Alta Floresta- UNIFLOR contribui para a realização do evento, não somente cedendo o espaço, mas por acreditar na importância da preservação dos quelônios ( tracajás) para a cultura indígena.

    Sidney da Silva Chaves – Departamento de Comunicação

    Agenda

    No events

    Notícias



    Benefícios de cursar a Uniflor


    Laboratórios especializados para aulas práticas.



    Biblioteca Virtual: com um acervo de cerca de 6 mil livros.


    Biblioteca Física: um super acervo com mais de 25 mil livros.



    Excelência comprovada em ensino.



    © 2019 Faculdade de Direito de Alta Floresta.