Sobre a profissão:

O(a) enfermeiro(a) se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.

É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.

Perfil do profissional formado em Enfermagem

Cuidar de pessoas é a base do trabalho de um enfermeiro. Na maior parte dos casos este profissional lida com pacientes bastante fragilizados que, além de cuidados médicos, precisam de apoio emocional. Neste aspecto, um bom enfermeiro precisa ser humanista, saber ouvir as pessoas e entender o que elas necessitam e servi-las. Ter controle das próprias emoções e caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

Mercado de trabalho para quem faz Enfermagem

A região Sudeste é a que concentra o maior número de empregadores de enfermeiros no País. Porém, é também a região com o maior número de profissionais desta área e é um mercado bastante saturado.

Por outro lado, nas outras regiões do Brasil existe carência de profissionais especializados em Enfermagem.

Sobre o curso superior em Enfermagem da Fadaf

A graduação em Enfermagem pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Tem duração média de cinco anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

O objetivo desta faculdade é formar profissionais capazes de promover, prevenir , recuperar e manter a saúde. No início do curso, o estudante aprende sobre Biologia, Anatomia, Histologia, etc. Na sequência, o curso começa a apresentar disciplinas mais específicas sobre a prática da Enfermagem em diversas situações, como por exemplo: partos, cirurgias, tratamentos, unidades de terapia intensiva, entre outros. O curso conta com muitas atividades práticas em laboratório onde o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos e aprender a realizar procedimentos.

Siga-nos nas redes sociais


© 2020 Faculdade de Direito de Alta Floresta.