Alunos de Ciências Contábeis da FAF marcam presença no lançamento do Cidade Empreendedora

Os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis – turma do 1º semestre da Faculdade de Alta Floresta (FAF) estiveram presentes no lançamento do programa Cidade Empreendedora na noite de 28/03 no município de Alta Floresta – MT. O referido Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto que identifica e atua com foco em 11 eixos estratégicos da economia para o crescimento. Pelo apresentado no evento, verificou-se que o Cidade Empreendedora buscará melhorar o ambiente de negócios por meio da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. Para o Coordenador do curso de graduação, Prof. Eduardo José Freire, a participação dos estudantes em eventos como este oportuniza à aproximação da realidade local, colocando-os informados das ações do poder publico para a economia municipal. É fato que o profissional contábil tem seu papel na retomada do crescimento da economia, haja visto, que as atividades de gestão e tomada de decisões em nível empresarial certamente são impactados pelas ações de um Contador.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FAF/FADAF

O departamento do curso de graduação de Ciências Contábeis das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF) na pessoa do Coordenador Prof. Eduardo José Freire, em compromisso aos acadêmicos, apresentou nesta noite de 03/04 o plano de ações referente aos semestres de 2019. A participação dos discentes e docentes é fundamental para que o planejamento seja executado em consonância as necessidades destes públicos. Nesse sentido, o Coordenador apresentou as metas alcançadas em dois meses de coordenação e as ações planejadas para este e o próximo semestre de 2019: Projetos de extensão, Oficinas, Atividades de apoio ao docente, Serviços a sociedade, Eventos técnicos e científicos, entre outros. Também foram observadas e anotadas sugestões que serão devidamente acatadas. O departamento apresentou ainda duas grandes criações, o blog Rekadu (www.rekadu.com.br) e o laboratório de criação, ambos avaliados pela Comissão do MEC (28 e 29/03) com nota máxima de 5 pontos. Além disso, buscou-se novamente um momento de interação entre as turmas e os professores, mediante a presença de todos nesta noite de apresentação do Plano de Ações do curso de Ciências Contábeis.

Alunos de Ciências Contábeis da FADAF realizam visita técnica

Os alunos do Curso de Ciências Contábeis – turma do 7º semestre da FADAF realizaram na tarde do dia 30/03, uma visita técnica a GS Armazém situada no município de Alta Floresta-MT. Durante a atividade foi apresentado aos alunos os diversos setores que compõem a Empresa, foram repassadas informações técnicas relacionadas ao processo de produção e de gestão com destaque para o setor Contábil, sob a condução do Gerente Eduardo Luiz Vargas.

O professor de Ciências Contábeis Élvio Sobral, conta que a ideia da visita surgiu durante as aulas, e contou com o apoio do Coordenador do Curso, e acresce mencionando que serão oferecidos convites para as outras turmas. 

Os alunos puderam associar os conteúdos ministrados em sala de aula com o relato prático no próprio estabelecimento demonstrando a aplicabilidade teórica e funcionamento industrial de produção. Atividades como essa despertam no aluno o desejo de estar a cada dia mais capacitado, para o mercado e trabalho e os motivam para serem os melhores na faculdade e consequentemente na vida profissional futura.

A Coordenação de Ciências Contábeis FADAF agradece aos envolvidos na realização da visita técnica na empresa GS Armazém.

Confraternização – Trote

O coordenador do Curso em parceria da lideranças das turmas do 5º e 7º de contabilidade realizou por meio do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Alta Floresta (FAF) no dia 6 de Fevereiro às 20:50hs no salão nobre das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF) atividade de apoio aos discentes em forma de “Trote Acadêmico”. Durante o evento aconteceram dinâmicas e apresentação de calouros e veteranos. Cada turma incentivou o evento de uma forma: 7º semestre com a organização da noite e o 5º semestre com brincadeiras envolvendo calouros. Na ocasião

pediu-se para cada acadêmico-calouro se apresentar assim como os demais estudantes dos quinto e sétimo semestres. Solicitou-se para cada Turma, no instante da apresentação mencionar o motivo da escolha pelo curso de Ciências Contábeis, um autor de contabilidade e uma disciplina que tenha feito diferença na vida profissional. A cada apresentação os estudantes recebiam um papel contendo o nome e um alfinete. Em um painel devidamente montado foram pregados esses nomes, formando um jogral. Após, uma egressa convidada se apresentou aos acadêmicos relatando a experiência vivenciada ao ter cursado Ciências Contábeis na FADAF e exacerbou a relevância desta graduação na vida profissional. Em seguida teve-se uma dinâmica promovida pela turma do 5º semestre para os alunos calouros. Ao final, os líderes de turmas deram boas vindas aos ingressantes, e finalizou-se a confraternização servindo-se salgados, refrigerante e suco natural aos presentes.

Coordenação do curso de ciências contábeis – Prof. Me Eduardo José Freire

Café Filosófico

Em 13 de fevereiro, os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis tiveram uma noite memorável por conta de um Café Filosófico com fórum debatedor relativo aos seguintes assuntos: Filosofia Popular, Empírica, Filosofia Cientifica, Ideologia, Fofoca. O fórum debatedor contou com a participação dos acadêmicos, tendo como professores norteadores Aparecida Garcia Pacheco e José Antonio Tobias. Foram debatidas várias questões relacionadas às temáticas anunciadas anteriormente. As discussões ocorreram de forma organizada, responsável e democrática, com respeito e aceitação de todas as opiniões. Ao longo da noite, os participantes saborearam um café com lanche oferecido pelos professores. O evento atendeu às expectativas dos participantes que se sentiram confiantes na exposição dos argumentos e contra-argumentos. Entende-se que essas questões geram polêmicas e devem ser discutidas de forma educada e séria de modo a não comprometer os objetivos da aula programada. De acordo com a opinião dos professores, torna-se imperioso que o Ensino Superior trate as questões sociais em qualquer disciplina, haja vista que todas contribuem para a formação do egresso e sua atuação na área profissional. Ademais, a proposta constrói uma aula diferenciada, que trouxe contribuições, onde de fato ocorre a interação e envolvimento por parte dos acadêmicos no compartilhamento dos estudos. Assim, contribuindo para com o ensino e aprendizagem, inseridos na disciplina de filosofia.

Coordenação de Ciências Contábeis da FAF – Prof. Me Eduardo José Freire

Dia Internacional da Mulher

O coordenador do Curso no dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, promoveu uma singela homenagem para as suas estudantes e professoras. Foi feita a entrega de mimos para cada aluna que na ocasião proferiu algumas palavras, as quais enfatizou que a data deveria ser vista como momento de conquista de direitos, e principalmente contra discriminações e violências ainda sofridas pelas mulheres, e reforçou que a mulher contabilista, vem se fortalecendo e alcançando o reconhecimento pelo seu trabalho; por fim, ressaltou a importante responsabilidade das mulheres que estão cursando o ensino superior em ciências contábeis na transformação e melhoria social, especialmente a missão da mulher contadora em prol de boas práticas de gestão.

Palestra Funrural

Acadêmicos, Egressos e Professores das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF) participaram da Palestra FUNRURAL e mudanças no IRPF 2019 promovido pelo CRC – MT nas dependências do Teatro Municipal Agostinho Bizinoto no dia 26/03/2019. Na ocasião o Auditor Fiscal da Receita Federal Renato Pinheiro, proferiu uma excelente palestra sanando as duvidas dos presentes.

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Como meio de estimular e divulgar os trabalhos de pesquisa, os acadêmicos e professores do curso de ciências contábeis da Faculdade de Alta Floresta poderão utilizar o blog Rekadu (www.rekadu.com.br). Este informativo é uma iniciativa da FAF organizado pela Coordenação do curso de Ciências Contábeis e desenvolvido desde o ano de 2012 pelos alunos de contabilidade da referida instituição com apoio e orientação dos Professores Eduardo José Freire e Kaorlyn Costa Santos Salvador. A inciativa visa servir como espaço para divulgação de informações e eventos de estudantes, egressos e professores e coordenação

OBJETIVOS

  • publicar textos sobre assuntos relacionados ao universo da contabilidade;
  • compartilhar conteúdos que possam ajudar a esclarecer dúvidas ou buscar conhecimentos sobre os assuntos relacionados a ciência contábil;
  • servir de espaço de troca de informações entre os próprios estudantes;
  • facilitar a comunicação, bem como, a expressão de opiniões, críticas e sugestões através do registro interativo no blog;
  • estimular a produção de textos acadêmicos pelos estudantes, docentes e egressos;
  • ser espaço de exposição de imagens e registros fotográficos. 

Normalização

A estrutura do artigo deve constituir-se das seguintes partes:

  1. título e subtítulo (se houver);
  2. nome(s) do Autor(es) e/ou Co-autores;
  3. introdução;
  4. desenvolvimento;
  5. conclusão.

Formato: Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

Fonte: Para digitação do texto deve ser Times New Roman, tamanho 12 para texto normal, tamanho 10 para citações acima de três linhas e recuadas, nota de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas.

Margens das folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Alinhamento e espaçamento: O alinhamento da parte textual é justificado, o espaçamento deve ser de 1,5 cm entre linhas, exceto para nota de rodapé, citações acima de três linhas, e legendas das ilustrações e tabelas, que devem ser colocadas em espaçamento simples. Figuras, quadros, tabelas etc, devem estar próximos do texto. Parágrafos devem iniciar com recuo de 1 cm na primeira linha, observando que as citações acima de três linhas devem ser recuadas no todo em 4 cm.

O conteúdo do artigo deve ser apresentado com verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, na seguinte sequência: título do Artigo (em português), nome(s) do(s) Autor(es) e Co-Autores, caso tenha, corpo do artigo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

O Título e Subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois pontos (:) e na língua do texto; deve estar na primeira linha da primeira página, centralizado, em negrito, e em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) Autor(es) e do(s) Co-Autor(es), devem ser colocados duas linhas abaixo do título, alinhado a margem direita. O breve currículo que o(s) qualifique, deve ser mencionado, em nota de rodapé indicado por números arábicos na página de abertura. A nota de rodapé deve ser digitada dentro das margens, espaço simples entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte 10.

Introdução é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. O Desenvolvimento é a parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto tratado; e a Conclusão,  parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes ao discutido no artigo.

As citações diretas ao longo do texto serão feitas em letras iniciais maiúsculas e as demais minúsculas, separados por vírgula no caso de mais autores, com a data identificadora da edição da obra seguida de vírgula e número da página, entre parênteses; as citações indiretas ao longo do texto serão feitas em letras iniciais maiúsculas e as demais minúsculas, separados por vírgula no caso de mais autores, com a data identificadora da edição da obra, entre parênteses.

Com relação as siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.

Utiliza-se itálico ao se empregar palavras estrangeiras, exceto no caso de substantivo próprio como o nome de empresas, de títulos ou de subtítulos de obras.

Qualquer tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro retrato, figura, imagem), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada.

As tabelas e os quadros devem conter um título claro e conciso, sem abreviações, localizados acima deles. O título deve indicar, além da natureza do assunto, as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos. A fonte deve ser citada abaixo da tabela ou quadro, em letra maiúscula e minúscula para indicar a autoridade/informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

Sobre as alíneas, a sua disposição gráfica, obedece as seguintes regras:

  1. o trecho final do texto correspondente, anterior às alíneas, termina em dois pontos;
  2. as alíneas são ordenadas alfabeticamente;
  3. as letras indicativas das alíneas são reentradas em relação à margem esquerda;
  4. o texto da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto-e-vírgula, exceto a última que termina ponto e, nos casos em que se seguem subalíneas, estas terminam em vírgula;
  5. a segunda e as seguintes linhas do texto da alínea começam sobre a primeira letra do texto da própria alínea.

Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula; O último item de alínea termina com ponto.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6032: Abreviação de títulos

de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Trabalhos acadêmicos – apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

Equipe

Editores-chefe
Eduardo José Freire (Prof. FAF)

Loreno Thomas de Souza Machado

Leticia de Paula Casto

Bruna Guedes Singeski


Conselho Editorial

Docentes:
Eduardo José Freire (Prof. FAF)

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel (Prof. FAF)

Marcelino de Jesus (Prof. FAF)

Sidney da Silva Chaves (Prof. FAF)

Conselho Consultivo
Benedito Albuquerque da Silva (Prof. Convidado)

José Antonio Tobias (Profa. FAF)

Kaorlin Costa Santos Salvador (Profa. Convidada)

Lauriano Antonio Barella (Prof. FAF)

Léia Ribeiro de Moraes (Profa. Convidada)

Mirela Karla Leite Soares Cecconello (Profa. FAF)

Ranufo Lazaro Resende (Prof. Convidado)

Rosmar Tobias (Profa. FAF)

Xerxes Ricardo Alberti (Prof. Convidado)

Wagner José Trevelim (Prof. FAF)

Willian Koite Takahara (Prof. Convidado)

Equipe Técnica

Jefferson Korzekwa (Suporte Técnico FAF)

Marcos Antonio Santos Sandmann (Suporte FAF)