A ARTE DE LER E CONTAR HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL TRENZINHO MÁGICO EM ALTA FLORESTA - MT

Cesário Rosinei LUIZ, Cleidimar Araújo SOUSA

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados acerca da arte de ler e contar histórias às crianças na faixa etária de 03, 04 e 05 anos de idade, funcionários e familiares.  O mesmo nasceu com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre escola, família e crianças e de possibilitar experiências de contação de histórias, leitura de diversos gêneros textuais e troca de experiências. Acredita-se que, através deste, oportuniza-se aos alunos terem atitudes leitora e, consequentemente, serem bons leitores, mergulhando em fontes de informações e fantasias. O trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal Trenzinho Mágico em Alta Floresta - MT.  Desenvolve-se variadas atividades com alunos, familiares e funcionários, tendo uma organização de objetivos e metodologias para o desenvolvimento da leitura e contação de história por faixa etária. Os dados foram coletados através de observações, registros fotográficos e escritos das experiências e atividades. Observou-se que, no início do trabalho, existia resistência por parte das crianças em ouvir história, manifestavam inquietação e falta de interesse, mas, com o passar do tempo, a magia, o encantamento das histórias foram transformando e despertando o imaginário infantil a ponto de atualmente não somente ouvirem as histórias como também contarem e recontarem para os colegas, pais e professores, demostrando entendimento acerca do que estão contando.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.