Histórico

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

O Instituto Educacional do Norte de Mato Grosso-IENOMAT foi oficial e juridicamente criado no dia 7 de março de 1991, na cidade de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso, com o registro n.º 172 (cento e setenta e dois), conforme certidão encontrada no Cartório Dalla Riva de 2.º Ofício, no Livro de Pessoas Jurídicas n.º A/1, às folhas 042 Vº, no dia 7 de março de 1991, cuja cópia autenticada ou o próprio original encontrar-se-ão para verificação das autoridades competentes do órgão federal competente.

Na realidade, até o ano de 2007, o IENOMAT nada havia realizado, constituindo, pois, foi a partir da criação e implantação do Curso de Direito de Alta Floresta sua primeira realização concreta em seus doze anos de existência. Apesar disso, sua capacidade patrimonial é riquíssima, uma vez que, em decorrência do Contrato Particular de Comodato, celebrado entre IENOMAT e a união das Faculdades de Alta Floresta.

Daí que, já no nascedouro do Curso de Direito de Alta Floresta, aparece – e de maneira profunda e fundamental – o interesse e a ligação do IENOMAT com a já bem estabelecida e tradicional União das Faculdades de Alta Floresta.

O motivo central do relacionamento, ou mais preciso, da união entre Instituto Educacional do Norte de Mato Grosso e União das Faculdades de Alta Floresta, ou mais rápido, entre IENOMAT e União das Faculdades de Alta Floresta, é os proprietários de ambas mantenedoras do são as mesmas pessoas, na Diretoria de ambas mantenedoras, são assim constituídas: Presidente, Prof. Dr. José Antonio Tobias e Vice-Presidenta, Profa. Dra. Rosimar Tobias.

Outro fator vital tanto para o Instituto Educacional do Norte de Mato Grosso - IENOMAT quanto para o “Contrato Particular de Comodato” celebrado entre IENOMAT e União das Faculdades de Alta Floresta é o fato de somente o Presidente, Prof. Dr. José Antonio Tobias e a Vice-Presidenta, Professora. Dra. Rosimar Tobias, que (além de serem esposos, isto é, marido e mulher, são casados em comunhão de bens) são os dois únicos sócios, tanto do IENOMAT quanto da União das Faculdades de Alta Floresta, como se pode verificar, de um lado, através do Livro de “Atas do Instituto Educacional do Norte de Mato Grosso - IENOMAT”, às páginas 19-A e 20, da Reunião Ordinária do dia 7 de janeiro de 2002.